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Como gerar o remanejamento de estoque pelo MerchCompras


A proposta deste artigo é a realização de um remanejamento de estoque pelo MerchCompras, partindo da lógica em que foi pensada a rotina.

A regra de negócio aqui apresentada é a seguinte: teremos um centro de distribuição de mercadorias (CD) e diversas filiais para serem atendidas. Ou seja, o remanejamento sairá a partir do CD e irá atender as filiais.

OBS: uma das filiais aqui apresentada foi ocultada para preservar a privacidade da rede de estabelecimentos.

OBS²: a empresa 'Origem' deve estar cadastrada como um fornecedor. Neste caso, a empresa 90 também deve ser cadastrada como Depósito. Se não, após o 4º passo aparecerá a mensagem abaixo.


1º Passo) o primeiro passo é ir dentro o MerchCompras e cadastrar a ordem de transferência, onde o sistema será cadastrado a origem e o destino.

Caminho: MerchCompras > Cadastros > Ordem de Transferência


OBS: é possível montar o esquema de ordem de transferência com mais de uma origem, isto é válido para casos de redes que transferem mercadorias entre as filiais. 

2º Passo) após montada a ordem de transferência entre os estabelecimentos, o usuário deve ir em MerchCompras > Estoques > Remanejamento de Estoque > Novo. O sistema trará a seguinte tela, que é semelhante a tela de geração de pedido.


3º Passo) agora iremos montar o nosso remanejamento. Para este exemplo, realizaremos apenas a transferência de produtos do grupo de Medicamentos. Assim, selecionaremos o grupo "Medicamentos", todas as classificações, todas categorias e todos fabricantes. Transferiremos da origem depósito (se houver mais de uma origem cadastrada, é aqui que o usuário poderá definir se quiser transferir entre filiais), para todas as lojas. Repare que as lojas que estão cadastradas como destino, estão já na sua ordem de transferência que foi cadastrada no 1º passo.


Agora, basta clicar em 'Gerar'.

OBS: estamos transferindo por quantidade, por causa das configurações específicas definidas no MerchCompras. Para maiores detalhes, segue abaixo a imagem das configurações que estão definidas.


4º Passo) após clicarmos em 'Gerar' o MerchCompras fará mais algumas perguntas sobre os filtros que devem ser aplicados no remanejamento.


Onde:
- Forma de preenchimento: refere-se a ordem da transferência para o preenchimento do estoque nos estabelecimentos destino, se por curva ABC dos produtos ou pela ordem definida no cadastro. Também é possível, quando escolhido por curva ABC o preenchimento, escolher a curva.
- Outras opções: pode-se escolher se o usuário quer contabilizar neste remanejamento os produtos que estão pendentes para a entrada da nota (foi realizado o pedido mas o produto ainda não entrou no estoque). Escolher produtos com a data de cadastro inferior a determinado momento (válido para novos produtos cadastrados que ainda não possuem movimentação).
- Remanejar: é possível escolher o remanejamento por excesso (produtos em excesso na origem) ou remanejar por demanda (produtos que estão abaixo do estoque ideal no destino). 
- Remanejar Fracionados: se é para remanejar pela fração de compra (caixa) ou pela fração de venda (cadastro do produto).
- P344: alguns estabelecimentos não possuem a autorização da Anvisa para transferir produtos controlados, assim, é possível definir este filtro.
- Nome do Remanejamento: aqui o usuário pode definir o nome do remanejamento para futuras pesquisas.

Com todas as informações definidas, clicamos em 'Iniciar'. Aguarde até o sistema informar que o remanejamento foi concluído, pois é agora que ele fará toda a análise de remanejamento, e, dependendo dos casos, este processo pode demorar alguns minutos.

5º Passo) após a conclusão do remanejamento, vá em MerchCompras > Estoques > Remanejamento de Estoque > Manutenção.
Pesquise o remanejamento criado, e aparecerá a seguinte tela.


Os botões:
- Quebrar: é possível dividir o remanejamento por localização do produto.
- Liberar: esta função libera o remanejamento para a emissão de notas fiscais.