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Conciliação de Cartões - MerchFinanças


Fato

Descrever como funciona a rotina de conciliação de cartões no MerchFinanças.



Causa

Dúvida sobre como utilizar a rotina de conciliação de cartões do MerchFinanças.



Solução

No MerchFinanças é possível utilizar a rotina de conciliação de cartões com o intuito de cruzar as informações das Administradoras com as vendas do sistema. A rotina baseia-se em importar um arquivo texto para o sistema que irá ser comparado com as vendas cartões gravadas no sistema.
Hoje, o sistema MerchFinanças importar o arquivo de conciliação de duas Administradoras: CIELO e GETNET.

Para acessar a rotina é necessário ir no seguinte caminho: Movimentações/Contas a Receber/Cartões/Conciliação.


Na parte superior da tela, é necessário escolher a Administradora dos cartões (Cielo ou Getnet) e encontrar o arquivo no computador. Ao ser selecionado o arquivo já inicia a verificação automaticamente. Observe a sequencia de imagens:





Quando a primeira coluna ficar com um 'V' da cor verde quer dizer que os registros do arquivo já foram vinculados automaticamente com as vendas do sistema pelo NSU/Nr.Autorização. Na parte inferior são mostradas as informações da venda selecionada no sistema.

Quando por algum motivo o sistema não conseguir identificar uma venda através das informações contidas no arquivo de conciliação, a venda fica em vermelho, com o botão direito do Mouse é possível editar essa venda para vinculá-la manualmente ao sistema. Observe a sequencia de imagens:


Clicando na opção parâmetros é possível habilitar os filtros de pesquisa com o intuito de encontrar a venda manualmente no sistema. 


A tela de parâmetros de pesquisa possui 3 check-box que possuem a seguinte funcionalidade:


Filtrar pelo NSU do arquivo: Quando essa opção estiver MARCADA, o sistema irá pesquisar nas vendas uma venda que possua o NSU que está no arquivo.

Filtrar pela Parcela: Nesse caso quando for uma venda parcela, é possível pesquisar somente pelo n° da parcela que estiver no arquivo.

Filtrar pelo Valor: É possível filtrar somente as vendas  que tem exatamente o mesmo valor de venda bruta do arquivo.

No nosso exemplo, vou deixar todos os filtros desmarcados e somente o período habilitado. Atente-se as imagens abaixo:


Ao encontrar a venda, primeiramente é necessário clicar no botão Alterar NSU Selecionado. O botão Lançar Parcelas tem a funcionalidade de quando uma venda é finalizada incorretamente (o operador não informa o n° de parcelas de forma correta) e a mesma por algum motivo não foi ajustada na rotina de Conferência de Caixa e ainda permanece incorreta, é possível lançar os parcelamentos nesse botão.



Após isso, deve ser clicado no botão Vincular. 

Ao clicar no botão Processar Conciliação, o sistema fará o recebimento das contas cartões e informará o n° de registros e o valor total conciliado.




OBS 1: Os arquivos de conciliação são responsabilidade do cliente solicitar as administradoras. Na maioria das vezes eles são disponibilizados para Download no próprio portal da ADM que a farmácia possui acesso.

OBS 2: Algumas vezes, pode ser dificultoso Vincular alguma venda, pois existem erros operacionais nas finalizações das vendas e na conferência de caixa que a rotina de conciliação não consegue identificar os valores. Logo, é sempre recomendado que qualquer problema nas vendas seja sempre corrigido na rotina de Conferência de Caixa. 

OBS 3: Ao clicar no botão Processar Conciliação, quando são muitas vendas pode ocorrer do processo demorar um pouco, pois são muitas vendas para serem processadas e recebidas no sistema.

OBS 4: Como cada administradora possui um padrão de Layout, as informações que vem são um pouco diferentes. Por exemplo, no arquivo da Getnet vem o valor da venda e o valor que a farmácia receberá, logo é possível que o sistema calcule através do arquivo exatamente o valor que a farmácia receberá. Já o arquivo da Cielo não possui essa informação, o mesmo possui somente o valor da venda, logo o sistema calculará o valor liquido através das informações de taxas existentes no cadastro de cartões. Por isso é muito importante que as informações estejam cadastradas corretamente de acordo com a realidade atual da farmácia.