HOS Help Gestão de Conhecimento

Demonstrativo de Resultado - DRE


Fato

Explicar o funcionamento do Relatório Gerencial Demonstrativo de Resultado - DRE.



Causa

Dúvidas sobre como funciona o DRE. 



Solução

O DRE tem duas maneiras de ser gerado: Com a Visão de Caixa e Visão de Competência. 

Visão de Caixa: Compreende tudo que foi recebido e pago no período, ou seja, tudo que gerou receita em espécie e gasto em espécie. Nas receitas, entrarão as vendas a Vista, o recebimento das contas a prazo e convênio, o recebimento das vendas cartões, etc. Nas contas a pagar entrarão as despesas efetivamente pagas no período. Abaixo segue um exemplo do DRE gerado pelo regime de caixa.
Sempre é mais interessante escolher a opção de Não Calcular o valor do estoque.
Segue abaixo o DRE gerado.

Lembrando, sobre o regime de caixa, as informações referentes a Vendas a Prazo, Convênio, Cartões é tudo que foi RECEBIDO no período pesquisado e não o que foi VENDIDO.

Com relação as Despesas, quando o DRE é gerado pelo regime de Caixa, é tudo que foi realmente PAGO no período pesquisado e não o que tem competência ou vencimento no período. Observe as imagens abaixo.

Sobre o contas a pagar inicial e final, é calculado baseado na data emissão da conta. Por exemplo, o período pesquisado foi de 01/04/2015 a 30/04/2015, para saber o meu Contas a Pagar Inicial, é necessário pesquisar todas as contas de 31/03/2015 para trás. Observe as imagens abaixo para o Contas a Pagar Inicial.

Para o Contas a Pagar Final, a regra é um pouco diferente, é tudo que existe em aberto do dia em todo o período. Observe as imagens abaixo:

As transferências realizadas  (quando for uma rede farmácias) podem ser comparadas com o relatório de transferências (Estoque/Preços/Transferências/Relatório de Transferências).

As informações de Lucro Bruto e Liquido para comparativos, podem ser preenchidas no cadastro de estabelecimento.

Visão Competência: O DRE pela visão de competência é tudo que foi VENDIDO no período mas não efetivamente RECEBIDO. Por exemplo, as vendas convênios, a prazo, cartões, etc podem ter sido vendidos no período de 01/04/2015 a 30/04/2015, porém não quer dizer que elas serão efetivamente recebidas nesse mês. O mesmo vale para o Contas a Pagar, são as contas que tiveram movimentação de entrada dentro do mês, mas não a que foram efetivamente pagas. Segue abaixo a sequencia de imagens:

Lembrando, o regime de Competência é sempre referente ao que foi vendido no período, então nessa visão é possível comparar com os relatórios estatísticos. Observe as imagens abaixo.
DRE Por Competência:
Gerencial Por Forma de Pagamento

Nas despesas, o contas a pagar é calculado em cima da data de COMPETÊNCIA da entrada da conta e não na data de pagamento, vencimento, emissão, etc. Observe a sequencia de imagens. 

As contas em aberto e transferências realizadas seguem o mesmo padrão nas duas visões (Caixa e Competência), logo seus valores são iguais.

O lucro Bruto e Liquido é calculado conforme a visão utilizada no DRE.

OBS:
1. Relatórios e rotinas as vezes tratam informações que PARECEM ser iguais de maneira diferente, logo pode ser que os valores não sejam iguais em dois relatórios diferentes. Por exemplo, comparar os relatórios de estatísticas com o DRE. Pode ser que ocorra alguma diferença de poucos centavos por causa de relatórios que fazem arredondamentos com casas decimais a mais ou a menos, mas que não comprometerão os resultados finais da farmácia (Margem de Lucro, CMV, etc).
2. Os valores do contas a pagar com o DRE as vezes podem ocasionar diferenças se nas contas a pagar for utilizada a opção de rateio de percentuais entre as lojas para uma mesma conta. O Contas a Pagar sempre mostra o valor completo da conta e o DRE o valor correspondente ao percentual da loja, logo nesses casos será apresentada uma diferença.