HOS Help Gestão de Conhecimento

Digitalização de Receitas no Farmácia Popular


Fato

Configurar, digitalizar e associar as receitas de vendas do programa Farmácia Popular.


Solução

Primeiro de tudo é necessário instalar o scanner na máquina que irá scannear as receitas, já que só poderá ser escaneado na máquina onde o aparelho estiver ligado diretamente.

O segundo passo é configurar o sistema para usar a rotina do Frente de Caixa. Para acessar as configurações vamos em Ferramentas > Configurações > Sistema.



Dentro da aba PBM's devemos configurar as opções:
- "Obriga Escanear Receitas: " como 'SIM';
- "Caminho padrão para salvar receitas escaneadas: " onde o computador vai salvar as imagens escaneadas;



Após isso, cada autorização que será feita via Farmácia Popular será requisitado uma receita.



No momento da finalização do pedido (F5), será exibida a seguinte tela:



Neste menu que aparece, terá duas opções por scanners, uma terminada em 'TWAIN' e outra iniciada em 'WIA'. Deve-se selecionar a 'WIA' sempre.
Após isso será exibido as opções de escaneamento na tela. Pode-se escolher para digitalizar a imagem colorida ou em escala de cinza.



A digitalização começará a ser feita...





Assim que a receita estiver totalmente carregada, clica-se em "SALVAR" para associar ela à venda da Farmácia Popular.
Caso a imagem tenha ficado ruim, pode-se escolher "OBTER IMAGEM" novamente e recomeçar o processo.
Depois é possível prosseguir e concluir a venda normalmente.

Outra função que o sistema disponibiliza é a associação das receitas posteriormente. Para acessar esse menu, abre-se o sistema MerchFarma no caminho abaixo:



Selecionando a data e clicando em pesquisar, será mostrada a lista de cupons feitos no Farmácia Popular, e selecionando eles, serão exibidos os itens das vendas.



Ao clicar num cupom pode-se selecionar "MOSTRAR", que aparecerá qualquer imagem associada ao cupom. Essa imagem terá as opções de "VISUALIZADOR WINDOWS" para ver a imagem em qualidade maior, "ALTERAR" para mudar a imagem, ou "EXCLUIR" para apagar a imagem.

Caso o cupom ainda não tenha uma receita associada a ele, selecionamos "ASSOCIAR RECEITA" e será aberto uma janela para procurar a imagem onde estiver salva:



Após escolher a imagem ela será mostrada ao lado do cupom.



Existe também a opção de anexar o cupom escaneado ou NF, caso preciso. O processo é o mesmo de associar a receita escolhendo a imagem do computador.