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Manual - Entrada de Notas Fiscais



Entrada de Notas Fiscais

 

 

Olá! Este documento tem como objetivo deixar claro os processos a serem realizados dentro da rotina de Entrada de Notas Fiscais.

 

 

1. Acesso

 

Para iniciar o processo de entrada de notas, você deve acessar o caminho HOSFarma > Estoque/Preços > Entrada de Notas > Entrada de Notas - NFe





2. Tipo de Busca

 

Existem 2 principais tipos de busca a serem utilizados, o Online e o Local.


2. 1 - Online 


Está busca, utiliza o Certificado Digital, onde junto a ele o sistema identifica as notas emitidas pelos fornecedores que estejam disponíveis no SEFAZ dentro de um período selecionado pelo cliente, possibilitando a entrada destas notas.





2. 1 - Local 


Este tipo de busca, exige que o cliente realize o download do XML (E-mail do Fornecedor,  https://www.fsist.com.br/) e coloque o arquivo dentro de uma pasta qual o sistema esteja configurado para fazer a leitura. No período de pesquisa, deve constar a data de emissão da nota, caso contrário ela não irá aparecer.





3. Entrada


Após realizar a busca, você deverá selecionar as Notas que desejar efetuar a entrada, marcando o check-box da esquerda, após clicar em "Entrada".





O sistema então, irá perguntar se deseja efetuar a entrada de mais notas. Se selecionar SIM, ele volta para tela anterior para que possa selecionar outras notas, se NÃO ele irá prosseguir a entrada das notas selecionadas.





4. Lançamento


Realizado a entrada da Nota, será necessário efetuar o lançamento da mesma. Para efetuar um lançamento de forma correta é necessário seguir alguns passos.


4. 1 - Cabeçalho


Para iniciar o processo de lançamento, selecione a nota que desejar lançar. No cabeçalho da nota, é importante revisar a coluna "Parcelas", corra a barra de rolagem horizontal até o final e selecione a opção "Visualizar". Aqui será possível editar ou gerar as informações de cobrança da nota para que seja registrada de forma correta no módulo de Contas a Pagar do HOSFarma.





4. 2 - Produtos


4. 2. 1 - Associar Produtos


O sistema verifica os códigos de barras dos produtos do XML se os mesmos já existem cadastrados no sistema, se SIM o produtos irá aparecer na tela já vinculado a o produto, se NÃO ele irá aparecer em vermelho e com o código 0, para estes será necessário associar a um produto.





Realizar uma busca a fim de encontrar o produto, pois pode que este já esteja cadastrado porém com um código de barras diferente. Se encontrar o produto, selecionar e clicar em "Confirmar".





Caso não encontre o produto, deve-se buscar um produto parecido, selecionar este e clica na opção "Cadastrar novo produto tendo como base o selecionado".





O Sistema irá montar um cadastro novo para você com as informações do produto que constam no XML junto as informações do produto parecido, sendo necessário apenas revisar as informações e gravar.





Após, selecionar o produto cadastrado e clicar em "Confirmar".





Pronto, neste momento a situação deste produto está resolvida, muito importante, após cada associação clicar no botão com um certo, para SALVAR as informações.





4. 2. 2 - Fração ou Fator de Conversão


Neste momento, é necessário revisar se existe algum produto que deva ser fracionado pelo sistema. Você poderá utilizar o campo Fração ou Fator de Conversão, dependendo da situação, conforme imagem abaixo.






4. 2. 3 - Reajuste


Rolar a barra de rolagem horizontal dos produtos até a coluna chamada "Reajustar", após clicar com o botão DIREITO do mouse e poderá selecionar o Reajuste que desejar aplicar, desta forma o reajuste será aplicado a todos os produtos. Abaixo seguem os reajustes recomendados.




MARKUP (IMPOSTO): ALTERA PREÇO DE FÁBRICA (CONSIDERANDO O IMPOSTO), MANTÉM O PREÇO DE VENDA, e REAJUSTA O MARKUP.


VENDA (IMPOSTO): ALTERA PREÇO DE FÁBRICA (CONSIDERANDO O IMPOSTO), MANTÉM O MARKUP e REAJUSTA O PREÇO DE VENDA.


MANUAL (IMPOSTO): ALTERA PREÇO DE FÁBRICA (CONSIDERANDO O IMPOSTO), MANTÉM O MARKUP e REAJUSTA O PREÇO DE VENDA.


PMC (IMPOSTO): ALTERA PREÇO DE FÁBRICA (CONSIDERANDO O IMPOSTO), REAJUSTA O MARKUP e REAJUSTA O PREÇO DE VENDA PARA SE ADEQUAR AO PMC DA NOTA.



OBS: Importante EVITAR deixar como “NENHUM”, pois não atualizará o Preço de Fábrica;



4. 2. 4 - Lotes e Validades


Caso o módulo de Entrada de Notas esteja integrado junto ao HOSP344, onde é registrado as informações de produtos controlados para o SNGPC, é muito importante realizar a conferência do Lote e Validade destes produtos. Para o fazer, dar dois clicks no campo Lote, irá abrir uma tela qual poderá ser alterado ou criado lotes e validades, após gravar.





4. 2. 5 - Alertas


Dentro da tela de alertas, as opções a serem conferidas estarão a direita em azul, algumas como "Quantidade de Entrada" ou "Status", tem apenas objetivo informativo, outras como "NCM" ou "Preço Venda Novo X PMC", possibilita uma ação do cliente.





Pronto! Agora você pode clicar em "Confirmar", se tudo estiver correto o sistema irá informar que a Entrada de Notas foi concluída com sucesso.