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Relatório Gerencial Vendas Geral


Fato

Explanar sobre o relatório estatístico de Vendas Geral.



Causa

Dúvida sobre como funciona o Relatório Gerencial de Vendas Geral.



Solução

O Relatório Gerencial de Vendas Geral tem a função de mostrar ao gestor vários indicadores do negócio em um único relatório, sem a necessidade de serem tirados diversos relatórios para buscar uma determinada informação. 

Primeiramente começaremos explicando os Filtros. Umas das funcionalidades principais do Relatório de Vendas Geral é a possibilidade de serem trabalhados filtros "cruzados", ou seja, posso gerar um relatório com os seguintes filtros: Período de 01/09/2015 a 30/09/2015 do Grupo de produtos Medicamentos do funcionário João para o convênio hospital Boa Saúde. Segue abaixo uma breve explicação de cada filtro. 


Data Inicial e Data Final: Período para as vendas serem pesquisadas.
Empresas: Lojas (Unidades de Negócio que serão pesquisadas e aparecerão no relatório).
Grupos: Grupos de Produtos.
Classificação: Classificação de Produtos.
Convênios: Convênios Empresas Cadastrados.
Funcionários: Operadores/Funcionários que venderam no período.
Promoções: Filtro de Promoções/Encarte no período.
Tele-Entrega: Vendas Tele-Entrega, Não Tele-Entrega ou Ambos.
Gerar Por: Grupo ou Classificação. Os totalizadores sempre serão mostrados dessas duas formas.
Agrupar Lojas: Sim ou Não. Para as redes de farmácias que muitas vezes precisam de um relatório totalizado da rede. Caso a opção escolhida seja NÃO, sera gerado uma página por empresa.

Observe abaixo o relatório gerado e uma explicação de cada informação..

Como escolhi o Filtro Gerar Por Grupo, o sistema trouxe o relatório totalizado dessa forma. Segue a descrição dos valores de cada coluna:

Valor Bruto R$: É o valor bruto vendido, sem a dedução do valor do desconto.
Desconto R$: É o valor do desconto em espécie.
Vlr. Liquido: É a coluna Valor Bruto deduzindo a coluna Desconto.
Comi. R$: É o valor de comissão para cada grupo. Para esse filtro seria interessante filtrar o relatório por funcionário para ver a comissão por funcionário de cada Grupo ou Classificação de Produtos.
C.Contábil R$:Total de custo contábil dos ítens vendidos em seus respectivos Grupos ou Classificações.
CMV: É o Custo da Mercadoria Vendida. É o inverso da margem de lucro.
Unid.: É o n° de unidades vendidas por Grupo ou Classificação.
Perc%: É o percentual correspondente do faturamento de cada Grupo ou Classificação.

Abaixo das colunas, existem diversos totalizadores/indicadores das vendas da farmácia. Segue abaixo a explicação de cada um deles:

Qtd.Clientes.Atendidos: É o n° de vendas (cupons) emitidos pela farmácia. 
Ticket Médio: É o valor médio vendido por cupom da farmácia.
Média Ítens/Unidades por Nota: A média de ítens, é a média de ítens diferentes vendidos por cupom. As unidades é o n° de unidades vendidas por cupom (2 caixas, 2 blisters, etc).
Total de Devolução: É o total de devoluções A Vista no período.
Média Desconto Balcão: É a média de desconto que os operadores fornecem, através do desconto individual (F3) ou geral no momento da venda.
Média Desconto Promoção: É a média de descontos concedidos de produtos em promoção/encarte.
Média Desconto Convênio/A Prazo: É a média de descontos concedidos para as vendas convênios (empresas) e a prazo (crediário).
Média Desconto PBM: É a média de descontos concedidos nas vendas PBM's (Novardis, E-Pharma, VidaLink, etc).
Média Desconto Cartão: É a média de descontos concedidos para as vendas com Cartões de Desconto para vendas a vista.
Média Desconto Geral: É a média de todas as formas de descontos listados acima totalizando o desconto total em percentual que a farmácia concedeu no período.

OBS:
1. A coluna comissões é referente SOMENTE as comissões cadastradas Por Função. As outras regras de comissão saem zeradas nesse relatório.
2. Como qualquer outro relatório Estatístico NÃO são deduzidas as devoluções no relatório.
3. O relatório é gerado somente por Custo Contábil pois é o custo mais real para calcular o faturamento da farmácia.
4. Quando os campos de filtros são deixados em branco, o sistema gera de todas as informações encontradas. Para os filtros de promoções, convênios e funcionários é SEMPRE necessário filtrar se o operador assim desejar.