FatoAlterações na rotina de Sachês no MerchFórmula a partir da versão 402.
Causa
Dúvidas no funcionamento e utilização da rotina de Sachês no MerchFórmula na versão 402 e utilização da tela nova de OM.
SoluçãoA partir da versão 402 do MerchFórmula será disponibilizada uma nova tela de Ordem de Manipulação/Orçamentos. Para essa nova tela será implementada uma nova rotina para os cálculos, cadastros e utilização das Fórmulas que são realizadas como Sachês.
Na versão 402 do MerchFórmula e a habilitação da nova tela de OM/Orçamento, o MerchFórmula trabalhará de uma forma diferente. O sistema levará em consideração o cadastro de embalagem interna para encontrar a quantidade de insumo/base que cabe no Sachê, ou o operador poderá informar qual a quantidade que caberá em cada Sachê.
1. A maioria das farmácias utiliza a Apresentação de nome Saches para os cálculos com Saches no sistema. Na nova versão, será criada a Apresentação Sachês (com acento) para a diferenciação entre as Apresentações.
Para não existirem conflitos, a tela antiga de OM somente enxergará a apresentação Saches (Outros) e a tela nova de OM enxergará somente a apresentação Sachês (Saches).
O sistema passará automaticamente os fatores de lucro da apresentação Saches para a Apresentação Sachês.
Nos clientes que utilizam o Captura Receita, deve ser ajustado o Cadastro de Laboratórios, para a nova Apresentação Sachês.
2. Alteração na forma de escolha de embalagem: Na rotina antiga de Sachês, o embalagem externa era o próprio Envelope do Sachê. O Sachê era cadastrado como um componente de embalagem e posteriormente era feito um cadastrado de embalagem externa vinculando esse Sachê. Observe as imagens abaixo:
Na utilização da tela nova, o Envelope do Sachê passará a ser uma embalagem interna, não mais um componente de embalagem e também não fará mais parte de uma embalagem externa. Para passar o estoque do componente Sachê para o Sachê embalagem interna deve ser feito o seguinte procedimento:
Se deve pesquisar os componentes que são os Envelopes de Sachês, marcar nos desejados e clicar em Repassar.
Dessa forma o nosso Sachê será convertido numa embalagem interna. Observe as imagens:
Ficar atento ao campo Capacidade que deve ser preenchido com o volume do Sache.
Como o Envelope de Sachê passará a ser uma embalagem interna, será necessário ter uma embalagem externa para esse fórmula. A maioria das farmácias colocam os Sachês em uma caixa, sacola, etc. Algumas farmácias já utilizam esses componentes como uma Componente Adicional, na rotina nova os mesmos não poderão ser utilizados dessa forma, deverão ser convertidos como embalagem externa. Na rotina de OM antiga não era necessário a Caixa para Sachê ser uma embalagem externa. É algo que será utilizado somente na tela nova de OM. Para as farmácia que não possuem esse estoque lançado no sistema, o mesmo deverá ser lançado pela rotina de inventário e posteriormente alimentado via entrada de notas. Observe as imagens abaixo:
Não esquecer de calcular o volume da embalagem externa para informar na caixa para Sachê. Por exemplo: Se meu Sachê tem um volume de 5 e na minha caixa cabem 90 sachês, será necessário que a embalagem externa tenha 450 de volume minimo (5 X 90 = 450), senão não caberão os 90 Sachês.
Não esquecer de colocar a Volumetria de quantos Sachês cabem na caixa.
E marcar a Associação da embalagem Externa com a Apresentação.
Com essas alterações as embalagens de Sachês já podem ser utilizadas na OM.
3. Realizando uma nova Ordem de Manipulação: Ao ser feita uma nova ordem de manipulação, o operador não precisará informar mais o volume do Sachê, se o mesmo for deixado como = 0, o sistema verificará o volume da embalagem interna para colocar o QSP. Observe as imagens abaixo:
Observe a quantidade dos insumos:
Glucosamina:
Condroitina:
Base P/ Sache:
Logo, se no meu Sachê cabem 5G e a receita solicita 30 Sachês, o volume total seria 150G.
Soma dos Ativos: 60,1650 + 42,4224 = 102,5874G
Cálculo QSP: 47,4126G
Muitas vezes as farmácias trabalham com Sachês de tamanho fixo (um grande e um pequeno), porém os médicos podem enviar receitas que determinem a quantidade de medicamento dentro do Sachê. Por exemplo, ele determina que cada Sachê tenha 4G. Para isso que serve o campo Qtd.Saches na tela de pedidos. Nele, é possível colocar a quantidade que conterá cada Sachê. Se aquele campo tiver um valor diferente de zero, o sistema pegará para calcular o QSP o valor informado na tela de pedido e desconsiderará o volume cadastrado na embalagem interna. Observa as imagens abaixo com o exemplo de uma OM de Sachês de 4G.
Soma dos Ativos: 60,1650 + 42,4224 = 102,5874G
Cálculo de QSP (em cima de 120G, já que a quantidade do Sachê são 4G) = 17,4522G
Quando o insumo for inserido com a unidade %, o operador obrigatoriamente deverá colocar o volume do Sachê, pois para calcular o QSP o sistema deve saber qual o volume deverá ser utilizado.
Nos pedidos que são utilizados lotes internos, sempre será baseado no volume da embalagem interna utilizada ao fazer o lote interno, se for colocado um volume diferente, o sistema não utilizará o lote interno e gerará uma nova OM. Observe as imagens abaixo:
Fazendo uma OM pelo P- e deixando o Qtd.Sache = 0.
O campo Qtd.Sache será bloqueado.
Agora, colocaremos um volume diferente dos 5G que foram utilizados na criação do lote interno.
4. Refazendo uma OM de Sachês a partir do histórico: Como foi alterada a forma dos Sachês serem calculados na tela nova de OM, o histórico antigo não poderá ser utilizado para fazer uma nova OM. A primeira vez essa OM do histórico deverá ser digitada manualmente no sistema. Para amenizar esse impacto, será mostrada a tela com os componentes dessa OM para facilitar aos operadores. Observe as imagens abaixo:
Aparecerá a tela com a composição da fórmula para que o operador digite a OM.
5. Todas as fórmulas que são da Apresentação Saches deverão ser alteradas para a apresentação Sachês. Também deverá ser incluída uma embalagem externa e interna nova. Observe as imagens abaixo:
Cadastro Saches (Antigo):
Cadastro Sachês (Novo):
A partir da versão 402 o sistema não fará mais lotes internos de Sachês em G será sempre em unidades de envelopes de Sachês. Por exemplo: Antes era possível fazer 1kg de Condroítina + Glucosamina, agora somente é possível fazer um n° de unidades de envelopes de Sachês, por exemplo: 500 Sachês, 700 Sachês, 800 Sachês, etc.
E também será solicitado o volume do Sachê ao operador ao fazer um lote interno.