Conferências Códigos de Barras - HOSFarma

Identificador: 934
Autor: Alfredo da Silva Junior   segunda-feira, Dia 30 de abril de 2018, às 13:04:27 horas
Revisado Por: Alfredo da Silva Junior   segunda-feira, Dia 7 de maio de 2018, às 19:24:56 horas
Visualização: Todos

Pontos: 0   Acessos: 429


Fato

A obrigatoriedade de utilização do código de barras nas conferências de produtos nas operações de entradas e saídas é muito importante para que os estoques sejam controlados de maneira mais efetiva. Existem algumas parametrizações para que o HOSFarma utilize as conferências, nesse artigo elas serão exemplificadas. 


Causa

Dúvidas na utilização das conferências de código de barras no HOSFarma nas operações de entrada e saída.


Solução

Para que a conferência de código de barras nas operações de entrada de saídas seja efetiva, umas das principais é que a configuração de utilização de senha nas operações esteja habilitada. Sem a utilização das senhas a utilização da conferência tornasse irrelevante, pois sempre o operador poderá burlar a conferência. Para verificar se o seu sistema está configurado para utilizar Senhas, verifique a configuração presente no seguinte caminho: Ferramentas/Configurações/Gerais ==> Senhas = SIM. Observe a imagem abaixo:


 Agora, iremos verificar as validações de código de barras na área de vendas (atendimento) e caixa. 

Atendimento (balcão): Para que o operador do atendimento seja obrigado sempre a "bipar" o produto no leitor de código de barras, existe um parâmetro no cadastro do próprio produto. Um campo chamado Forma Venda. 


Esse campo funciona da seguinte forma:

GERAL: Quando o parâmetro está como GERAL, é permitido fazer o orçamento (pré-venda) ou venda diretamente pelos campos código interno (reduzido) do ítem, código de barras e descrição, ou seja, o operador não tem a obrigatoriedade de passar o produto no leitor de código de barras.

COD_BARRA: Quando o parâmetro estiver como COD_BARRA, o sistema OBRIGA que o operador passa o ítem no leitor de código de barras ou a digitar o código interno (reduzido) , sem a possibilidade do mesmo ser vendido pela descrição.


Observe a simulação de uma pré-venda/orçamento para esse produto quando a configuração o mesmo está como COD_BARRA.




Esse parâmetro no cadastro de produtos é interessante para quando a farmácia/drogaria tem problemas com vendas de produtos "trocados". Por exemplo, o mesmo produto existem para diferentes dosagens, 5mg, 10mg, etc e as embalagens são exatamente iguais. O atendente(balconista) não vai até a prateleira buscar o produto para ler o código de barras, o mesmo insere o produto na tela de orçamento/vendas pela descrição, finaliza o pedido e posteriormente vai buscar o produto na prateleira, nesse processo ocorre a troca onde ocorrem os diversos erros de estoque.

Finalização da venda (caixa): É possível habilitar uma conferência dos produtos para que o operador de caixa confira se os produtos presentes no orçamento/pré-venda são os mesmos produtos físicos. Essa conferência é habilitada mediante a seguinte a configuração:


Quando essa configuração está habilitada, quando é feito um orçamento/pré-venda o operador de caixa deve ler o código de barras do produto ou digitar o código interno do mesmo. Observe as imagens abaixo.



Com a configuração habilitada, aparecerá a tela abaixo:


O operador deve obrigatoriamente ler o código de barras ou digitar o código interno do produto, lembrando que essas informações não aparecem na tela para que o caixa "cole" e não burle a conferência. Quando um produto é lido pelo leitor em sua quantidade do orçamento/pré-venda, o mesmo fica em azul. 


Quando o operador desejar pular a conferência utilizando o botão ou clicando F5, ele precisa ter uma permissão de acesso. Logicamente essa permissão não deveria ficar com os operadores de caixa, e sim com os seus supervisores, para que em algum caso específico a conferência não seja realizada.


Também existe uma configuração que funciona em parceria com essa, que é a configuração para que o caixa faça a conferência "as cegas". Essa configuração tem o intuito que o caixa não saiba quais produtos foram colocados no orçamento/pré-venda, e conforme ele vai conferindo, os produtos vão aparecendo. Observe as imagens abaixo:


Observe o orçamento/pré-venda abaixo:


A tela de conferência aparecerá em branco. E o conforme o caixa for lendo os códigos de barras dos produtos, eles vão aparecendo. Observe as imagens abaixo:




Entrada de notas: O HOSFarma tem a funcionalidade também de controlar as entradas por código de barras. Essas configurações servem para a conferência de entrada de notas (seja uma nota de fornecedor ou transferência). 



A primeira opção de conferência das entradas seria retirar a permissão dos funcionários para que eles confirmem a entrada da nota sem conferência. Somente os supervisores devem possuir essa permissão.


Sem essa permissão os operadores não conseguirão mais gravar a conferência da nota sem que todos os produtos estejam conferidos.

Existem mais algumas permissões e configurações refinam a questão da conferência de entrada de notas.


A permissão acima é para permitir que o operador utilize o ENTER para informar a quantidade do produto a ser dado entrada. Por exemplo, a nota veio com 12 unidades de um produto, o operador se possui essa permissão, consegue utilizar o ENTER, colocar 12 e ler o código de barras somente uma vez. Se ele não possui essa permissão, ele é obrigado a ler as 12 unidades do produto.

Outra configuração a ser utilizada também, é que para a conferência dos produtos da nota obedeça a forma de venda do produto. Por exemplo, se a forma de venda do produto está como COD_BARRA, o produto não poderá ser conferido pelo código interno, somente pelo código de barras. Observe as imagens abaixo:



Em tempo, existe outra configuração para a conferência dos produtos que é a opção dos produtos que possuem fator de conversão/fração serem lidos pelo código de barras a caixa/fardo ou a unidade.



Até a versão do HOSFarma 3000.16 esses são os tipos de conferência pelo código de barras existentes. 


Postar um comentário