FatoMuitas vezes, os fornecedores vendem um Kit, porém a farmácia quer fazer o desmembramento para vender os itens separadamente.
Solução
Observação importante:Valide as informações abaixo com a empresa que lhe presta serviço de contabilidade. Podem existir diferenças quanto ao procedimento, de estado para estado, inclusive quanto à tributação.
A primeira parte do processo é fazer a entrada da nota do fornecedor, adicionando estoque ao cadastro do Kit.
Após o kit ter estoque, deve ser feita uma nota manual com CFOP 5926 (
Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação), para dar saída do Kit.
Logo em seguida, deve ser feita uma nota com CFOP 1926 (
Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação), para dar entrada no estoque dos produtos desmembrados do kit. É importante que o valor total das duas notas seja igual, pois o somatório dos custos de cada um dos itens, deve ser o valor do kit.
Caminho para fazer as 2 notas: MercFarma > Estoque/Preços > Notas Fiscais > Nota Manual.
Saída do Kit
- Destinatário da nota deve ser a própria empresa;
- Enter (quantidade de kits) e depois informar o kit que vai ser dado baixa;
- O kit deve ser adicionado na nota com CFOP 5926;
- Confirmar a nota e emitir a NFe;
Entrada dos produtos do Kit
- Destinatário da nota deve ser a própria empresa;
- Enter (quantidade do produto no kit) e depois informar o produto desmembrado do kit que irá dar entrada no estoque. Fazer isso para todos os produtos do kit;
- Todos os produtos devem ser adicionados na nota com CFOP 1926;
- Confirmar a nota e emitir a NFe;