Gerenciador de Pedidos - MerchFórmula

Identificador: 810
Autor: Alfredo da Silva Junior   quinta-feira, Dia 15 de setembro de 2016, às 22:02:26 horas
Revisado Por: Alfredo da Silva Junior   sábado, Dia 14 de janeiro de 2017, às 13:07:08 horas
Visualização: Todos

Pontos: 0   Acessos: 795

Fato

Funcionamento do gerenciador de pedidos do MerchFórmula e suas particularidades.


Causa

Dificuldades em entender o funcionamento do gerenciador de pedidos do MerchFórmula.


Solução

Com o intuito de melhorar a produtividade do laboratório e agilizar os processos internos da farmácia de manipulação, foi criado o Gerenciador de Pedidos. Esse gerenciador de pedidos tem o intuito de suprimir as rotinas de Conferência, Ordens Pendentes, Peso Médio e Produtos Produzidos. Essas rotinas eram um pouco burocráticas no sistema HOS, o gerenciador irá contemplá-las numa tela só, onde serão feitos todos esses processos.

1. Para acessar o Gerenciador de Pedidos é necessário ir no seguinte caminho: 



2. É possível redimensionar a tela do gerenciador de pedidos conforme a necessidade do usuário.


3. No Gerenciador de Pedidos é possível prestar a manutenção de Ordens de Manipulação (OM) e também os Orçamentos, os filtros são separados para pesquisas dos mesmos.


4. É possível filtrar pelos Status das OM's no Gerenciador de Pedidos e também foi criada uma legenda para auxiliar na interpretação dos Status. Além disso, através dos Status é possível utilizar Filtros por Data do Pedido, Data de Entrega, Cliente e N° da ficha. E também se desejo filtrar somente os pedidos de Clientes ou Ordens de Manipulação de Produção Interna (Lote Interno).


5. Vamos exemplificar alguns exemplos desses filtros: Filtrar todas as Ordens Pendentes e que estão na Conferência, no período de 01/09/2016 a 24/09/2016.


De acordo com a legenda, essas ordens que foram mostradas na tela estão todas para o Status Conferência, logo vamos conferir uma delas para verificarmos o processo.

Foi habilitado o "clique" com o botão Direito do Mouse para termos opções de realizar as rotinas existentes no Gerenciador de Pedidos ou podemos utilizar os botões na parte inferior da tela. Observe as imagens abaixo:



Conforme observamos na imagem acima, as fichas estão com o Status Pendente, ou seja, precisam ser Conferidas para o Status ser alterado para Conferido e continuarmos o processo. Vamos realizar a conferência de uma das fichas.


Observe que o Status da ficha que conferimos foi alterado. Nessa mesma tela podemos realizar a baixa (pesagem simplificada ou não). Não temos a necessidade ir em outra rotina realizar o processo.


Vamos realizar a baixa (pesagem) dessa ficha.



Observe que a opção de pesagem Simplificada ainda existe, só foi alterada a maneira que o sistema apresenta a pergunta. Nesse exemplo, vou demonstrar a pesagem monitorada.


O Status dessa nossa OM foi alterado também, para CQ, agora se a farmácia está com a opção Controle de Qualidade ativada, é necessário realizar o CQ da OM.



6. Nesse exemplo demonstrado, o processo do laboratório foi concluído, então o pedido do cliente está pronto para ser entregue. Se a farmácia estiver com a rotina de Produtos Produzidos habilitada, é possível na tela de gerenciador de pedidos marcar os mesmos como Entregues ao cliente.




7. Na tela de Gerenciador de Pedidos, ainda é possível fazer outros processos. São eles:

- Cancelamentos de OM's e Orçamentos;
- Envio de Bulas por Email;
- Impressão de OM's (Fichas de Pesagem), Orçamentos, Comprovante do cliente, Rótulos e Bulas;
- Edição de Fichas;
- Marcar como Não Retirada quando o cliente não vier buscar a fórmula solicitada;

Cada uma dessas operações poderão ser realizadas de acordo com o Status da OM/Orçamento.

8. Vamos verificar a manutenção de um orçamento na tela do Gerenciador de Pedidos.



No Gerenciador de Pedidos é possível fazer as seguintes operações com um orçamento:

- Edição de um Orçamento;
- Cancelamento de um Orçamento;
- Gerar uma OM a partir de um orçamento;
- Imprimir esse orçamento;




9. No Gerenciar de Pedidos na marcação e seleção das operações, funciona da seguinte forma:


Check Box (Marcar): A marcação de múltiplos registros servirá para as seguintes funções: Botão Imprimir, Botão Cancelar, Botão Baixar (Simplificada),  Botão Enviar Bula, Botão Entregar, Botão Marcar como Não Retirada, Botão direito no gerenciador para as operações acima;

Seleção do registro (Linha selecionada em Azul): A seleção de um registro desconsiderá o check-box marcado e realiza as seguintes operações: Botão Editar, Botão Conferir, Botão realizar CQ, Botão Gerar OM, Botão direito no gerenciador para as operações acima;

OBS: Conforme descrito no início desse manual, o intuito do Gerenciador de Pedidos é Centralizar e otimizar o processo da farmácia, o mesmo não obriga a farmácia a mudar o seu processo de trabalho atual, em suma, se a farmácia não utiliza a rotina de Conferência, ela não será obrigada a utilizar a mesma. Se a farmácia não utiliza a rotina de Produtos Produzidos, ela não será obrigada a utilizar a mesma. Senão utiliza a rotina de Pesagem Monitorada, pode continuar utilizando a Simplificada. Os processos internos seguem exatamente os mesmos. 


Postar um comentário