Plano de Fidelidade - HOSFarma

Identificador: 1010
Autor: Luís Eduardo P. Dall Onder   segunda-feira, Dia 8 de junho de 2020, às 14:22:24 horas
Revisado Por: Cristiano Andrioli   quarta-feira, Dia 24 de março de 2021, às 15:01:33 horas
Visualização: Todos

Pontos: 0   Acessos: 727

Fato

Como utilizar a rotina de plano de fidelidade do sistema HOSFarma.



Solução

1- Configurar para o sistema HOSFarma trabalhar com plano de fidelidade. Escolher se a geração de pontos será pelo filtro grupo ou por classificação.

Caminho: HOSFarma >> Ferramentas >> Configurações >> Gerais >> Aba gerais 3




2- Cadastrar o plano fidelidade e configurar a regra de funcionamento.

Caminho:  HOSFarma >> Cadastro >> Plano de fidelidade.

Passos:

1) Clicar no botão incluir para cadastrar um novo plano de fidelidade;

2) Configurar a geração de pontos. A lógica é: A cada tantos R$ (Valor Regate), será gerado tantos pontos (Pontos Gerados). 

Por exemplo: A cada 1 R$, será gerado 1 ponto. Então:

- Se o cliente comprar 0,75 R$, serão gerados 0,75 pontos. 
- Se o cliente comprar 3,80 R$, serão gerados 3,80 pontos.

3) Escolher a regra do plano fidelidade, se os pontos gerados através das vendas, serão substituídos por créditos ou por produtos/brindes.

Créditos: Escolher a quantidade de pontos para poder resgatar os créditos e qual será o valorem R$ de crédito que será gerado. 
A conversão é realizada automaticamente pelo sistema HOS. Quando chegar na quantidade de pontos de Resgate, o sistema dará baixa nos pontos e liberará os créditos para o cliente.





Produtos/Brindes: Para utilizar essa opção, primeiro selecione a opção Produtos/Brindes, grave o plano fidelidade e pesquise-o novamente.

Nessa função, ao invés de configurar a geração de créditos, será configurado a quantidade de pontos necessários para cada produto ou brinde que desejar deixar disponível, para a troca dos clientes.   Vá na aba Produtos/Brindes da tela de cadastro de Plano Fidelidade.

Pesquise os produtos que deseja disponibilizar ao cliente por grupo e por classificação. Após marcar os filtros desejados, clique em Pesquisar para localizar os produtos. Feito isso, é só marcar os produtos desejados, informar a quantidade de pontos necessários para trocar por este produto/Brinde e clicar no botão Gravar (ao lado do campo Pontos).
Faça isso com todos os produtos/Brindes desejados.


4) Formas de Pagamento:  Parametrizar o percentual para a conversão de pontos, por forma de pagamento, por exemplo:

Valor Resgate = 1 R$
Pontos Gerados = 1 ponto

Dinheiro: 100%  
Valor da venda = 5 R$   |  Pontos gerados:  5 pontos;
----
Prazo: 50%
Valor da venda = 5 R$   |  Pontos gerados:  2,5 pontos;

5) Opção de escolher ou não uma quantidade de pontos que serão fornecidos para clientes novos. 


6) Marcar para quais lojas estará disponível o plano fidelidade. Caso tenha mais de uma loja será necessário marcas as seguintes tabelas para replicar:

FIDELIDADE_EMPRESAS
FIDELIDADE_GRUPO_CLASSIFICACAO
FIDELIDADE_PLANOS
FIDELIDADE_PONTOS
FIDELIDADE_PRODUTOS

7) Na aba Grupo/Classificação da tela de cadastro de Plano Fidelidade, deverá ser marcado os grupos ou classificações (Conforme foi escolhido nas configurações gerais, mostrado no início do artigo) que irão gerar pontos, caso sejam vendidos.


3- Amarrar o cliente ao plano de fidelidade.

Pode ser feito isso pela tela de cadastro de clientes:

HOSFarma >> Cadastro >> Clientes >> Aba Outros


OBS: Nessa tela também é possível fazer: 

- Inclusão ou baixa de pontos; 
- Fazer a conversão dos pontos para créditos, mesmo ainda não chegando na quantidade total de pontos para resgate;
- Tirar um extrato fidelidade das movimentações do cliente;
----------------

Também pode ser feito pela tela de Cadastro de clientes simplificado no momento da venda.



Plano Fidelidade configurado. A partir de agora é só realizar a venda para os clientes. Se fizer a venda, informando um cliente que foi selecionado o plano fidelidade que você cadastrou ele irá gerar os pontos e sairá também um comprovante com a quantidade de pontos gerados pela venda.


Configuração Plano Fidelidade: Produtos/Brindes


Resgate de brindes: Para fazer o resgate dos brindes quando o cliente desejar, proceder da seguinte forma:

- Acessar o menu: HOSFrenteDeCaixa >> Caixa >> Plano de fidelidade >> Resgate de produtos



- Pesquisar o cliente e depois clicar em Resgatar Brindes



- Selecionar o brinde escolhido pelo cliente e clicar em gravar



Configuração para alertar que existem produtos/brindes disponíveis para troca, na hora da venda, ao informar o cliente:

Caminho: HOS Frente de Caixa >> Ferramentas >> Configurações >> Sistema



Dessa forma, quando informar o cliente na venda, aparecerá a seguinte tela:



Configuração Plano FidelidadeCréditos


Configuração para não converter os pontos automaticamente em créditos.

Caminho: HOS Frente de Caixa >> Ferramentas >> Configurações >> Sistema



Postar um comentário