Roteiro de Uso da rotina de Encomendas

Identificador: 901
Autor: Marcos Rossetto   terça-feira, Dia 2 de janeiro de 2018, às 10:41:34 horas
Revisado Por: Cristiano Andrioli   quarta-feira, Dia 24 de março de 2021, às 16:49:56 horas
Visualização: Todos

Pontos: 0   Acessos: 737

Solução

Acessar o menu Vendas no HOS Farmaopção Encomendas

Insira uma Encomenda de um cliente no sistema. Quando o registro é gravado, o status neste momento é PENDENTE.


1 - Informe o cliente que encomendou o medicamento
2 - Informe o Produto encomendado
3 - Informe a quantidade encomendada
4 - Quem foi o vendedor que encomendou
5 - Selecione em qual fornecedor foi verificado o estoque
6 - Informe se vai ser Tele-Entrega
7 - Selecione a data em que o cliente vai receber/retirar
8 - E a hora da retirada
9 - Caso necessário, pode deixar uma observação na encomenda
10 - Clique em INCLUIR e, caso tenha mais produtos na encomenda, repetir do passo 2 em diante. Caso contrário em seguida clique em GRAVAR.

Após GRAVAR o sistema pergunta se quer emitir um comprovante. Sai em duas vias para uma ficar na farmácia e outra vai com o cliente.


Quando o status do pedido é PENDENTE, ele aparecerá na consulta na tela de pedido.

É possível FILTRAR apenas as Faltas e Encomendas para uma sugestão de pedido.


Mostrará apenas os produtos na situação PENDENTE.

Depois de mostrado na tela de pedido o sistema, automaticamente muda o status para COMPRADO, e não aparecerá mais nesta tela, a não ser que seja alterado o status manualmente (ver instrução abaixo).

Pesquise pela data da inclusão da encomenda (Data Inicial).


Alterando o status para PENDENTE, o registro volta a aparecer na tela de pedido.

Use esta mesma rotina para CANCELAR a encomenda, caso seja necessário.



Quando se encontra com status pendente, é possível inserir as encomendas na tela de pedido. Os registros são inseridos no momento da geração do pedido, mas o pedido pode demorar para ser efetivado, por isso a opção de inserção se torna útil.


No momento da conferência da nota fiscal de entrada, o sistema ALERTA sobre a encomenda.


Clique na mensagem ALERTAS, separe o(s) produtos marque-os e clique em SEPARAR. O status será alterado automaticamente para separado.



A última etapa do ciclo é a venda do item. Se o produto e o cliente coincidirem, o status muda automaticamente para ENTREGUE, após confirmado, conforme abaixo.


Os produtos encomendados podem ser carregados da tela de venda/orçamento automaticamente.


Com base nos filtros feitos nas pesquisas das encomendas, é possível gerar relatórios dos registros.




Assim o ciclo fica completo.

Postar um comentário