Rotina de Integração Tributária

Identificador: 694
Autor: Leandro Almeida   segunda-feira, Dia 22 de fevereiro de 2016, às 16:03:36 horas
Revisado Por: Leandro Almeida   terça-feira, Dia 23 de fevereiro de 2016, às 17:35:32 horas
Visualização: Todos

Pontos: 5   Acessos: 758

Fato

Tutorial de utilização da rotina de integração tributária Imendes.



Atualizando Dados fiscais através da integração Imendes

A rotina de integração tributária fica localizada no caminho MercFarma -> Ferramentas -> Editar -> Integração Fiscal:


Primeiramente o usuário deverá utilizar um ou mais dos filtros de pesquisa disponíveis. Para utilizar os filtros, basta clicar no botão com a ilustração de uma lupa ao lado de cada informação (Produto, Grupo, Classificação, Fabricante).
Caso o usuário desejar selecionar todos os produtos, basta escolher um dos filtros e selecionar todos os valores existes, por exemplo, vamos utilizar o filtro de grupo de produtos.

Primeiramente, clicamos no botão localizado no lado direito da área de digitação de grupos:


Após abrir a tela de pesquisa, inserimos o sinal de porcentagem (%):


Após pressionar a tecla Enter, o sistema irá listar no lado esquerdo, todos os grupos de produtos cadastrados. Pressione então o botão selecionado em vermelho na ilustração abaixo:


Veja que agora todos os grupos de produtos foram transferidos para o lado direito da tela de filtros, agora basta pressionar o botão OK:


Agora é possível ver que o filtro de grupos está preenchido e o botão sofreu uma alteração (informando que este filtro de grupo será utilizado na pesquisa de produtos). Clique no botão Pesquisar:


Após clicar em Pesquisar, o sistema irá preencher o grid de produtos de acordo com os filtros de pesquisa utilizados (No nosso exemplo, irá listar todos os produtos cadastrados). Aguarde até que o processo de pesquisa e preenchimento do grid seja concluído.
Por default, todos os produtos listados estarão marcados, no entanto, caso seja da vontade do usuário, o mesmo terá liberdade para desmarcar um ou mais registros antes de clicar em Validar Dados Fiscais.
Clique em Validar Dados Fiscais:


Neste momento o sistema irá abrir conexão com servidor do Imendes e iniciar a validação dos dados fiscais de acordo com as informações disponibilizadas em ambos os sistemas. Aguarde até que o processo seja concluído.
OBS: De acordo com orientações do Imendes, as consultas devem ser realizadas em pacotes de no máximo 10 mil produtos, por este motivo você verá que na barra de progresso será apresentada a mensagem Gerando Arquivo de Envio (Parte X de X). No nosso exemplo, foram selecionados 42 mil produtos, por este motivo foram gerados 4 pacotes de 10 mil registros e um pacote de 2 mil registros (registros divididos em 5 partes):


Após concluir o processo de validação dos dados fiscais, o sistema irá apresentar a mensagem de processo de validação concluído com sucesso. Neste momento o grid de produtos irá apresentar somente os produtos que não foram localizados na base de dados do Imendes e aqueles que apresentaram divergência de informações fiscais entre os dados do Imendes e cadastro do MercFarma (os produtos encontrados no servidor Imendes e que não apresentaram divergências, são excluídos do grid de produtos.)


Por default, todos os produtos que apresentaram alguma divergência de informação fiscal será marcado automaticamente, no entanto, o usuário poderá desmarcar um ou mais registro caso julgue necessário. 


No exemplo abaixo, verificamos que a divergência encontra-se na alíquota PISCOFINS, onde o produto está cadastrado com ALÍQUOTA ZERO, no entanto, no servidor Imendes este produto apresenta alíquota PISCOFINS ISENTO:


Clique em Alterar Dados Fiscal:


Confirme a alteração dos produtos selecionados:


Informe seu código de operador para que o registro de alteração de dados fiscais seja salvo na base de dados:


Aguarde até que o sistema realize todos os ajustes fiscais dos produtos selecionados:


Após a conclusão dos ajustes fiscais, o sistema irá apresentar a mensagem "Produtos Selecionados Ajustados com Sucesso!"
Pressione o botão OK.


Agora com o grid de produtos em branco, basta pressionar o botão Finalizar.


Cadastro de Produtos

No momento de cadastrar um novo produto (caso o cliente possua integração com o Imendes), após clicar no botão incluir, informar um código de barras válido e pressionar a tecla Enter, o sistema irá buscar automaticamente os dados fiscais na base de dados do Imendes a partir do código de barras informado:


Após o processo de pesquisa dos dados fiscais, o sistema irá solicitar confirmação referente a alteração dos dados fiscais:


Ao confirmar as alterações de dados fiscais, o sistema apresentará a mensagem de processo concluído com sucesso (conforme imagem abaixo):


Poderemos observar que os campos de Alíquota de venda, Alíquota PISCOFINS e NCM do cadastro estarão preenchidos de acordo com as informações retornadas do servidor do Imendes:
OBS: Caso o NCM retornado não esteja cadastrado na base de dados do MercFarma, o sistema irá incluir o registro automaticamente no momento da integração.


OBS: Caso o usuário desejar verificar os dados de um produto já cadastrado através do cadastro de produtos, basta pesquisar o item e pressionar a tecla F2 do teclado, com isso o sistema irá realizar a pesquisa junto a base de dados do Imendes (desde que o código de barras cadastrado para o produto seja válido). No caso de encontrar as informações fiscais correspondentes ao código de barras pesquisado, o sistema solicitará confirmação de alteração dos dados existentes.

Postar um comentário