Backup HOS com banco de dados no servidor Linux

Identificador: 950
Autor: Alfredo da Silva Junior   quinta-feira, Dia 12 de julho de 2018, às 12:50:58 horas
Revisado Por: Alfredo da Silva Junior   quinta-feira, Dia 12 de julho de 2018, às 13:58:25 horas
Visualização: Todos

Pontos: 0   Acessos: 719


Fato

Configuração do backup na estação Emula Servidor quando o banco de dados está em um servidor Linux.



Causa

Dúvidas referentes a configuração do backup quando o banco de dados está em um servidor Linux. 



Solução

1. Primeiramente o sistema deve estar atualizado na última versão corrente ou com os arquivos do backup atualizados. O serviço do backup já deve estar instalado e com a permissão de logon no mesmo.

2. É preciso que o SAMBA esteja configurado no Linux para que o diretório do banco de dados esteja visível na máquina Windows. O diretório deve possuir permissões de escrita e leitura.

3. Verificar na tabela do banco de dados TAREFAS_BACKUP existe o campo LINUX, senão houver, o mesmo deve ser criado conforme comando abaixo.

ALTER TABLE TAREFAS_BACKUP ADD LINUX INTEGER NOT NULL;

ALTER TABLE TAREFAS_BACKUP ALTER LINUX SET DEFAULT 0;

4. Primeiramente vamos analisar a configuração do backup para o serviço automático. Basicamente a configuração do backup é a mesma, somente o check-box Linux deve estar marcado e na Origem do banco deve estar o IP separado por : (dois pontos). Observe a imagem e os exemplos abaixo. 



Logo, como exemplo, o caminho da Origem do banco de dados deve estar da seguinte forma: 10.40.0.10:/saude/mercfarma/cadastro.gdb

É possível configurar o backup para ser salvo numa pasta no próprio servidor Linux (lembrando que essa pasta deve estar compartilhada pelo SAMBA e com as permissões) ou num diretório no Windows. No nosso exemplo, o banco de dadas está no Linux e o backup será salvo numa pasta no Windows.

Na informação da Origem é necessário digitar o caminho do banco manualmente, não é possível utilizar o botão (...) para a pesquisa do banco de dados.

Se a configuração estiver feita de maneira correta, o backup do banco de dados será feito normalmente e o email de confirmação será enviado. 

5. Agora veremos como fazer o backup manual. Para o backup manual, basicamente é só informar o caminho de origem (digitado manualmente), caminho de destino e marcar o check-box Linux. Observe a imagem abaixo:



Com essas configurações, é possível realizar o backup do banco de dados quando o mesmo estiver hospedado em um servidor Linux.



Postar um comentário