A partir da versão 402 do MerchFórmula é possível habilitar uma nova rotina de Ordem de Manipulação e Orçamentos que contemplam novas funcionalidades do MerchFórmula que não estão disponíveis nas rotinas antigas. A criação dessas novas rotinas tem o intuito de melhorar a dinâmica do atendimento ao cliente e otimizar os processos internos da farmácia. Também a criação dela se fez necessário para agregar novas funcionalidades ao MerchFórmula que não eram possíveis nas rotinas antigas.
Causa
Dúvidas com relação a utilização dessas novas rotinas a partir da versão 402 do MerchFórmula.
Solução
Dúvidas com relação a utilização dessas novas rotinas a partir da versão 402 do MerchFórmula.
Solução
1. A nova tela de OM/Orçamento foi unificada, agora não existem mais duas rotinas separadas, as mesmas ficaram juntas, o operador define o deseja fazer de acordo com o atendimento.
Foi criada uma configuração em: Ferramentas/Configurações/Gerais/Ordem de Manipulação, foi criada uma configuração para que a farmácia determine o padrão que deseja na abertura da tela. Se a farmácia tem um padrão de sempre fazer um orçamento e posteriormente uma OM pode configurar para sempre vir o padrão de orçamento, se a farmácia já faz a OM diretamente e usa os orçamentos esporadicamente pode configurar a opção OM. Lembrando que essa configuração serve somente como um padrão de abertura da tela, é possível alterar entre OM e Orçamento quando o operador desejar.
2. Na nova rotina de OM/Orçamento não existe mais a necessidade de preencher a tela de forma procedural, e as validações se darão todas no botão Confirmar da tela. Por exemplo, se desejo informar primeiramente os produtos e posteriormente o cliente não há problemas. Observa as imagens abaixo.
Na nova rotina, não existe mais cadastro de cápsulas, agora foi transformado em embalagem interna, onde o mesmo contempla: Cápsulas, Sachês, Comprimidos, Tabletes, etc.
O QSP também foi retirado do cadastro do grid dos produtos, agora ele fica abaixo das embalagens e não precisa mais do '-' (hifen) para a pesquisa, somente o QSP, as bases que não são QSP ainda são pesquisadas no Grid de produtos e com a necessidade do '-' (hífen). Observe as imagens.
Agora observe pesquisando uma base diluída.
3. Na parte direita superior agora será mostrado o total do pedido e o n° de OM's deste pedido, para que o operador possa informar ao cliente se o mesmo desejar.
4. Ao clicar no botão Confirmar, serão validados os dados da tela, conforme informado anteriormente.
Ao clicar no botão Confirmar e os dados da OM estiverem preenchidos de forma correta, será aberta uma nova tela de confirmação. Nessa tela é possível dar um desconto para arredondar o valor do pedido (mediante configuração), marcar o mesmo como tele-entrega (mediante configuração) e também colocar em qual loja o cliente irá retirar a tele-entrega (mediante configuração). Observe as imagens abaixo:
Vamos arredondar o valor desse pedido para R$ 20,00.
Nessa tela também é possível cancelar uma OM/Orçamento que o cliente não queira mais. Nesse caso, é só deixar a OM desmarcada. No nosso exemplo, vamos supor que o cliente desistiu do Omeprazol.
Será gravada somente a OM/Orçamento do Atenolol.
6. Foi incluída a funcionalidade de retirar um produto do rótulo. Por exemplo, observe o pedido do Omeprazol. Desejo retirar o excipiente QSP do rótulo. É só ir no campo do QSP e pressionar F12. Observe as imagens:
Após apertar F12.
7. A pesquisa dos históricos na tela de OM/Orçamento permanece da mesma forma. Porém agora o histórico dos orçamentos também são possíveis de serem pesquisados. Identifico o paciente e pressiono F7. Os registros que aparecem em Preto são histórico de OM's e os registros em Azul são históricos de orçamento.
Quando não informo nenhum paciente e estou com a opção OM selecionada e pressionar F7, serão listados os orçamentos pendentes de todos os clientes.
8. Na nova rotina o sistema sempre guardará o histórico dos orçamentos de forma mais consistente. É possível realizar um orçamento e convertê-lo numa Ordem de Manipulação, agora o sistema guardará o histórico dos orçamentos "rejeitados", que são aqueles que o cliente orça, porém não vem retirar. Observe a sequencia de imagens.
É possível gerar uma OM a partir de um orçamento dentro da tela de OM (através do F7) ou do gerenciador de pedidos.
Quando um Orçamento é convertido em uma OM, e a OM é cancelada (por desistência do cliente naquele momento), o orçamento não fica como cancelado, o mesmo volta a ficar como Pendente com o intuito de ser mantido o histórico para os orçamentos rejeitados. Observe as imagens abaixo:
Vamos converter o orçamento 3482 em uma OM.
Foi gerada a OM 119711. Agora vamos cancelar essa OM.
O Orçamento voltou a ficar com o Status Pendente.
O orçamento somente será cancelado, quando for clicado no botão Cancelar.
9. Com a nova rotina de Orçamento/OM foram alteradas as conversões das unidades especias de MG para G. Antes o sistema solicitava que o operador cadastrasse as conversões de UI/MG, UTR/MG, Meq/MG, etc. Dessa forma estava um pouco fora do padrão do mercado, já que os laudos dos fornecedores vinham em sua maioria com as conversões em G (UI/G) por exemplo. A própria atualização do sistema já fará a conversão automaticamente.
O tratamento com os Lactobacillus também foi melhorado, agora nas informações do laudo do produto foi incluída nativamente a informação de UFC/G para que seja preenchida com o laudo do fornecedor.
E na tela de Orçamento/OM forma incluídas a possibilidade de escolhido pelo operador as Unidades UFC por Milhão, Bilhão e Trilhão.