A gestão do conhecimento é o processo de criação, armazenamento, proteção, compartilhamento, disseminação e uso de informações sensíveis e importantes que flutuam pelo ar das organizações com do conhecimento adquirido no dia a dia por meio de seus colaboradores e seus problemas, embates, decisões e soluções.
Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação. (Peter Drucker)
A gestão de conhecimento nas empresas é indispensável em tempos onde as informações são cada vez mais dinâmicas e com tamanha complexidade nos detalhes que dificultam o armazenamento das mesmas memória.
Os sistemas de informações tem um papel fundamental no gestão do conhecimento, já que é através da internet que essa grande massa de dados tem maior fluxo. E para que tais informações sensíveis e conhecimento não percam-se com o passar do tempo que surgem os data warehouse.
Muitas empresas tem adotado bases de conhecimento para facilitar o compartilhamento e disseminação de informações no ambiente corporativo, gerenciando o conhecimento gerado no dia a dia da sua organização, evitando assim as ilhas de conhecimento e reforçando pensamentos e ações colaborativas entre funcionários e colaboradores.
Além do óbvio na gestão do conhecimento, que é a utilização prática das informações armazenadas para resolver problemas no cotidiano, ainda temos a inteligência competitiva, que possibilita o reconhecimento de tendência, a identificação de gargalos e o reconhecimento de pontos positivos ou negativos nos processos corporativos.
O 4MINDS é um sistema para gestão de conhecimento, ou uma Base de Conhecimento, nas empresa e organizações, capaz de proporcionar um repositório seguro, rápido e on-line de informações, onde você encontra dúvidas, problemas, soluções, bugs, fluxos, manuais e quantas outras informações você preferir. O Sistema 4MINDS conta com: