1. Código e Chave de Acesso
2. Serviço
Será necessário criar um serviço no Windows para que o HOS E-commerce funcione, abaixo segue imagem para realizar a criação, deve-se executar como administrador o cmd. Durante o procedimento de instalação, deixe o Serviço parado, inicie o mesmo ao final da instalação deste manual.
3. Configuração
Nesta etapa, iremos realizar as configurações, executar o arquivo: "C:\mercfarma\HOSMobileEcommerceConfig.exe" como administrador, ao abrir o executável ele irá criar a estrutura no banco de dados para utilização do e-commerce. Abaixo, segue imagem exemplo para configuração. URL: http://autorizadorfarma.hos.com.br/HOSEcommerce
Importante: O caminho abaixo será utilizado para a comunicação e gravação dos dados e-commerce. Atenção ao caminho dos bancos, tanto CADASTRO quanto o DIARIO.
O Botão "Implantação", é necessário utilizar na primeira vez em que a configuração é realizada. Ao acessar o mesmo, marcar todas as SQL a serem executadas e pressionar o Executar.
Após, realizar a sincronização dos dados, no configurador. Pressionar o botão "Sincronizar" em cada um dos itens, realizar um de cada vez iniciando por ESTABELECIMENTO e no fina gravar;
Obs. 1: Em casa de erro em alguns dos procedimentos durante a configuração, solicitar ao desenvolvimento para análise e correção do mesmo.
Obs. 2: Após este processo, é necessário enviar o código e a chave de assinatura do cliente para a empresa terceira, desenvolvedora do aplicativo qual irá integrar com nossa API.
4. Funcionamento E-commerce
4. 1 - A nível de desenvolvimento para integração com a HOS, deve-se acessar a documentação da API.
http://hosecommerce.hos.com.br/swagger/index.html
4. 2 - O APP do cliente se comunicará com o sistema HOS através do envio de informações para nossa API, funcionamento:
- Clientes: inclui caso seja cliente novo ou atualiza caso já haja o cliente no banco de dados. A opção "Alterar cli.", caso esteja 'NÃO', o cadastro do cliente não será atualizado com as informações vindas do APP, permanecerá os dados do BD HOS.
- Funcionário: É necessário definir o código do funcionário, qual a farmácia deseja que seja responsável pelas vendas e-commerce, adicionar o código do mesmo no campo abaixo.
- Produtos: NÃO altera produtos, inclusive todo gerenciamento de produtos deve ser feito através do sistema HOS, caso contrário, os dados dos relatórios podem não serem fiéis. O que o sistema faz é ASSUMIR o preço de venda enviado pelo APP do cliente PARA AQUELA DETERMINADA VENDA APENAS. Por exemplo, se no cadastro do produto o preço de venda seja de R$ 25,00, mas veio do APP o valor de R$ 12,50, o frente de caixa dará 50% de desconto para igualar com o preço vindo do APP.
- Forma de pagamento: a API recebe informações como Bandeira do Cartão e forma de pagamento (Credito ou Debito) e quantidade de parcelas.
- Importante! A informação da bandeira, enviada pelo APP do cliente para a nossa API deve ser IGUAL a informação contida na TABELA FIN_CARTOES, coluna TEF.
- Frete: a API recebe informações do frete vindo do APP do cliente.
O cliente pode utilizar de duas maneiras.
1. Utilizar a taxa de entrega na tela de tele-entregas.
Utilizando essa rotina, o valor da tele-entrega não será lançado na nota/cupom.
2. Utilizar a opção Cod.Frete (conforme imagem abaixo).
Para utilizar essa rotina, deve-se cadastrar um produto chamado "Frete Tele Entrega", anotar o codigo interno deste produto e incluí-lo no campo Cod.Frete. Ao receber o valor de frete, o sistema incluirá um produto na tela do FC, e sairá no campo frete, caso o cliente emita Danfe.
5. Produtos
O cliente poderá realizar a manutenção dos produtos para o E-commerce através do Cadastro de Produtos, aba "Ecommerce" ou utilizar o Gerenciador de Produtos. É muito importante realizar esta revisão/manutenção, tendo em vista que a descrição, classificação, grupo e preço de venda que se encontra aba "E-commerce", será exibida no aplicativo. Abaixo, segue imagem onde habilitamos uma determinada classificação de produtos para ser utilizada no Ecommerce utilizando o Gerenciador de Produtos e alterando o campo "Exibir em Ecommerce" para "SIM".
OBS: Em relação ao "Preço de Venda Ecommerce", o valor que você colocar neste campo será utilizado no App, se você preferir pode deixa este campo zerado, neste caso o sistema irá enviar para o App o menor valor que você pratica neste produto.
Segue link abaixo, de vídeo de treinamento referente a manutenção dos produtos do E-Commerce:
6. Gerenciador de Pedidos
Para gerenciar os pedidos realizados através do aplicativo E-commerce, será utilizando o programa "HOSMobileEcommerceGerenciador.exe", é interessante criar um atalho para área de trabalho. Através dele sera possível lançar os pedidos, ao clicar em "Lançar" ele irá cair na tela de Orçamentos do Farma e o fluxo será normal, caso clique em Cancelar, irá subir um retorno e cancelamento para o App.
7. Importação Oráculo (Opcional)
Existe um importador que permite atualizar as informações de descrição, grupo e classificação utilizando nossa base o oráculo, através do código de barra do produto. Está Importação é comercializada pelo nosso setor comercial de forma separado como um produto, caso o cliente venha a adquirir o produto, este processo deverá ser realizado.
Para realizar o processo de importação, executar o arquivo "HOSMobileEcommerceImportador.exe", após marcar a opção "Somente E-Commerce" e selecionar "Importar", o sistema irá realizar a importação. Abaixo, segue imagem exemplo.