Muitas vezes, os fornecedores vendem um Kit, porém a farmácia quer fazer o desmembramento para vender os itens separadamente.
Solução
Observação importante:
Valide as informações abaixo com a empresa que lhe presta serviço de contabilidade. Podem existir diferenças quanto ao procedimento, de estado para estado, inclusive quanto à tributação.
A primeira parte do processo é fazer a entrada da nota do fornecedor, adicionando estoque ao cadastro do Kit.
Após o kit ter estoque, deve ser feita uma nota manual com CFOP 5926 (Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação), para dar saída do Kit.
Logo em seguida, deve ser feita uma nota com CFOP 1926 (Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação), para dar entrada no estoque dos produtos desmembrados do kit. É importante que o valor total das duas notas seja igual, pois o somatório dos custos de cada um dos itens, deve ser o valor do kit.
Caminho para fazer as 2 notas: MercFarma > Estoque/Preços > Notas Fiscais > Nota Manual.
Saída do Kit
- Destinatário da nota deve ser a própria empresa;
- Enter (quantidade de kits) e depois informar o kit que vai ser dado baixa;
- O kit deve ser adicionado na nota com CFOP 5926;
- Confirmar a nota e emitir a NFe;
Entrada dos produtos do Kit
- Destinatário da nota deve ser a própria empresa;
- Enter (quantidade do produto no kit) e depois informar o produto desmembrado do kit que irá dar entrada no estoque. Fazer isso para todos os produtos do kit;
- Todos os produtos devem ser adicionados na nota com CFOP 1926;
- Confirmar a nota e emitir a NFe;