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Explicando a Curva ABC no MerchCompras


Curva ABC


Introdução

A curva ABC se trata de classificar os produtos por faturamente ou por quantidade de vendas. Assim, é possível comprar as mercadorias através dos filtros dos produtos que mais vendem em relação ao seu faturamente ou os produto que mais são vendidos em relação a quantidade de unidades.


Cadastro de Curvas

Para se cadastrar uma curva, é necessário ir no Menu Cadastros e acessar a opção 'Curvas'. Identifique a empresa e o tipo de curva.

É importante ressaltar que não limite de curvas em um cadastro, mas há o limite percentual, ou seja, não pode passar de 100%.


Quantidade

Na imagem abaixo foram pesquisadas as curvas existentes para a empresa 90 do tipo 'QUANTIDADE'. Veja que não será retornado nenhum valor, assim, iremos inserir, clicando no botão 'Incluir'.



Ao clicar em incluir, o sistema trará a seguinte tela, onde pedirá um nome para a curva (Descrição) e qual é o seu percentual. Entende-se que primeiro são vinculados ao percentual dos produtos que mais vendem em quantidade no estabelecimento. O indicado para esta curva, costumeiramente chamada de 'A', é o valor de 20%. Assim, nesta curva estarão os 20% de produtos que mais são vendidos em número de quantidades de unidades.


  


Abaixo está o cadastro finalizado, onde foi cadastrado que de 20,1% a 50% são os produtos de curva B que há menos giro, já os de curva C que são de 50,1% a 100% esses são os com muito pouco giro. Assim, basta clicar em 'Gravar' que estará salva a configuração da curva no MerchCompras.


   


Faturamento

A curva por faturamento, refere-se aos produtos que mais são movimentados em valores monetários no estabelecimento. Para cadastrar, segue-se o mesmo modelo da curva por Quantidade, a diferença estará em seu tipo de curva, a qual será por faturamento.

Assim, foi realizado o cadastro da seguinte maneira: 

- Curva A por Faturamento: Entende-se que dos produtos em estoque 70% são os que dão um maior faturamento para a sua Farmácia.
- Curva B por Faturamento: Entende-se que os produtos de curva B por faturamento são os que têm um faturamento menor, mas que há um bom giro desses produtos, por esse motivo ficam no percentual de 70,1% a 90% do lucro de sua farmácia.
- Curva C por faturamento: Entende-se que os produtos de curva C pro faturamento são os que têm um faturamento mínimo então se encaixam na nesse percentual de 90,1% a 100%.


   


Perfil de Curva ABC:

Após criadas as curvas, devemos criar o seu perfil, para saber quais serão os produtos que se encaixarão em cada curva. Assim, vá em Cadastros > Perfil de Curva ABC.


Se for a primeira vez que estiver abrindo esta função, faz-se necessário criar um perfil de curva ABC, assim, clique em 'Incluir' e aparecerá a tela abaixo. Assim, preencha os dados corretamente.


 


Logo após, selecione o perfil criado e clique em parâmetros para configurar o perfil.


 


O sistema trará a tela abaixo, assim, seguem as explicações de cada campo.


 


1. Grupos: seleção de quais grupos de produtos que obedecerão a regra para o cálculo da curva ABC.

2. Classificação: seleção de quais classificações de produtos que obedecerão a regra configurada.

3. Categoria: seleção das categorias de produtos que obedecerão a regra configurada.

4. Fabricante: seleção dos fabricantes que obedecerão a regra configurada.

5. Empresas: as empresas que terão o recálculo a partir do parâmetro.

6. Contabilizar Transferências: verifica se é para contabilizar apenas as vendas no período ou as transferências. No caso de empresas do tipo 'DEPÓSITO', esta configuração deve estar marcada, pois a mesma apenas faz transferência.

7. Vendas Fora do Padrão: caso de vendas em grande escala e que são incomuns, por exemplo: uma empresa resolve comprar um estoque de vitamina C para seus funcionários e compra, de uma só vez, 100 unidades, algo incomum para este tipo de ramo de negócio.

8. Pesos para a semana: é possível aplicar pesos diferenciados para as semanas, dando mais importância para as últimas semanas, assim, é possível prever produtos sazonais.

 

9. Dias no Período: a quantidade de dias retroativos que serão visualizados pela ferramenta para definir os produtos da curva.


Assim, finalizado esta configuração, podes clicar em 'Gravar'.


Associação da Curva ABC

Após configuradas as curvas do sistema, faz-se necessário associar os produtos em suas curvas, para saber os parâmetros de estoque máximo e estoque mínimo por curva. 

Antes de acessar, deve ser acessadas as configurações específicas do MerchCompras e definir o tipo de curva que será trabalhada. No nosso caso, trabalharemos com o tipo 'Mista', ou seja, a junção das curvas de faturamento com as de quantidade.


 


Após a definição do tipo de curva, deve-se ir no cadastro de associação de curvas, pesquisar pela empresa. O sistema retornará todas as associações possíveis. A apresentação da combinação é: o primeiro dígito refere-se a curva de Faturamento e o segundo a curva por Quantidade.


  


Ao dar um clique duplo em cima da curva, é possível parametrizar o estoque mínimo (em dias) daquela curva e o estoque máximo (em dias) da curva. Assim, será possível realizar o remanejamento de estoque por curva e também os pedidos de produtos para fornecedores por curva ABC.


  


Geração da Curva ABC de Produtos.

Após finalizado o cadastro do perfil da curva ABC, acesse Ferramentas > Definição da Curva ABC. Agora, você pode gerar a curva ABC dos produtos através dos parâmetros configurados no perfil.