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MerchDelivery - Modulo de Tele Entregas


Fato

Descrever o funcionamento do Delivery, bem como as demais funcionalidades do sistema relativas a Tele Entrega.


Solução

Após a solicitação da liberação do CNPJ e configuração por parte dos técnicos da HOS, já é possível usar o módulo de Tele Entregas (Delivery).

Será possível visualizar a nova opção que irá aparecer no Menu Vendas do Frente de Caixa, e também na barra de atalhos. Além disso, uma terceira maneira de abrir é usando o teclado com Ctrl + F7.






Acessando a tela do Delivery, veremos a mesma tela de vendas normal, porém com duas seções adicionais, sendo na parte inferior, informações do comprador, e ao lado direito, a lista de atendimentos agendados.



Na seção da agenda, é possível selecionar a data através do calendário na parte superior, e ainda filtrar por tipo de atendimento (Ativo / Passivo). Os atendimentos em Verde que aparecerem já estão concluídos, em Azul, Pendentes de realização, e em Verde-Água, os que estão sem atendente associado.



Na parte inferior existe a seção Informações Delivery, onde na primeira aba são exibidas as informações básicas do cliente selecionado, como Código, Nome, Convênio, Matrícula e Telefone.

É possível editar o telefone clicando sobre o campo e digitando o novo número, após isso, é só clicar em ‘Gravar’ ao lado.



Na segunda aba, é possível alterar os endereços de entrega cadastrados para o cliente.



Na aba ‘Outros Dados’ há a possibilidade de alterar rapidamente informações do cadastro de cliente.



Na aba ‘Dependentes’, caso houver algum cadastrado, exibirá uma visualização simples do cadastro do Dependente.



Na aba ‘Crediário’ é possível conferir os dados de crediário do cliente selecionado, mas como se tratam de informações mais críticas, devem ser alteradas diretamente no cadastro de cliente, e esta aba serve apenas para visualização e informação para o cliente saber seu limite, sua tolerância, o dia do vencimento da conta, quanto existe em aberto na sua conta, etc.



Na aba seguinte é apresentado um resumo de compras a prazo do cliente, além de saldo, débitos e limite de compra.



Igualmente à anterior, a próxima aba apresenta um resumo, porém das contas convênio do cliente.



Na aba ‘Agendamento’ pode-se verificar a lista de agendamentos existentes para o cliente, mostrando quem atendeu, quando atendeu ou atenderá e o status do atendimento, além do tipo e observações, caso existir alguma.

Mais ao lado, no quadro ‘Agendar’, é possível marcar um atendimento novo, que será lançado como ATIVO.



Na penúltima aba, é possível editar as Observações sobre o cliente, assim como ler as observações atuais.



Na última aba, é apresentada uma relação de produtos de uso contínuo cadastrados para o cliente, gerando a informação sobre o que o cliente pode estar precisando comprar.



Ao concluir a venda será apresentado a tela de dados para a Tele Entrega. Onde é possível revisar endereço de entrega, apontar observações, além de taxas de entrega, troco, horários, etc.



E então será apresentada esta tela para re-agendamento de ligações, caso for necessário.




Após a conclusão do pedido, o próximo caminho é o atalho destacado abaixo, que também pode ser acessado com Ctrl + F5.



A seguinte tela abrirá:



Dentro desta tela de acertos de tele entrega, é possível filtrar por Entregas, Cupons, Romaneios ou Grupos de Entregas. Também existe a possibilidade de filtrar mais especificamente ainda através do botão ‘Mais Filtros...’ onde pode ser especificado intervalo de datas, status atual e lançamento (a vista, a prazo, etc.).



Na parte mais abaixo, após a pesquisa, serão apresentados os entregadores que tiverem pelo menos uma entrega pendente.



Nesta tela, ao dar um duplo clique no entregador, são listadas as entregas pendentes no nome do mesmo. E ao marcar os cupons, será somado aos indicativos de Valores Pendentes, e também à aba ao lado, distinguindo a forma de pagamento.



As opções nesta tela são: F3 (que fica oculto), para alterar a forma de pagamento, caso o cliente não queira mais pagar do modo que combinou, ou por exemplo, na hora da entrega não havia saldo no cartão, etc. Abrirá uma tela igual a esta:



A próxima opção é ‘[F2] Troca Entregador’, e serve para alterar um entregador caso o entregador atual não consiga fazer a entrega. O sistema apresentará uma tela simples para a seleção do novo entregador.



Na opção ‘Romaneio’ é possível criar um romaneio a partir de um pedido de tele entrega. Serão mostradas as opções a seguir:



Ao selecionar ‘Imprimir’, será mostrada uma lista para escolher qual romaneio deseja imprimir, se houver algum já criado.

Ao selecionar ‘Criar’ será solicitado se o operador quiser criar grupos para as entregas, veremos isso mais adiante. Ainda será solicitado ao operador se deseja alterar o entregador para o Romaneio ou manter o mesmo atual.

Após a criação é possível gerar um Roteiro de Entrega e também um Formulário, como o abaixo, que pode ser enviado à impressora:



No próximo botão: ‘Grupo’, é possível agrupar entregas para visualização, criação de romaneios ou até mesmo acertos de forma mais fácil, por exemplo, pode-se pesquisar vendas das 14:00 às 15:00 horas e criar um grupo para as mesmas, assim na hora de acertar com os entregadores, torna o processo mais simples.

Para criar um grupo é só marcar os cupons que deseja incluir no grupo e clicar no botão. O grupo é criado automaticamente.



Ao clicar em no botão ‘Relatório’, será apresentado nesta tela, onde serão definidos os filtros para a geração do relatório de tele entregas. O relatório será no modelo apresentado abaixo:



Utilizando o botão ‘Em Entrega’ é possível alterar o status da tele entrega de Aguardando para Em Entrega, é só marcar quais as entregas e clicar no botão, isso atualizará a coluna status.



Ao clicar no botão ‘Acertar’, a entrega será eliminada da lista de acerto, e o dinheiro correspondente à entrega entrará no caixa imediatamente. O programa exibirá uma tela apresentando a mensagem de sucesso.



Esta tela irá se abrir, e então pode-se filtrar todas entregas do caixa atual, ou um número específico. Então é só selecionar a entrega na lista e todas as marcadas serão estornadas ao finalizar a operação (botão ‘Finalizar’).

No botão ‘Re-Entregar’, poderá ser refeita uma entrega que por motivo algum não pode ser entregue. É só selecionar a entrega e clicar no botão que será aberta uma pergunta pedindo se a taxa da nova entrega fica por conta do Entregador ou do cliente.

No botão imprimir comprovante, pode ser impresso o comprovante da Entrega pela impressora configurada como padrão. Esse comprovante também sai na hora da venda.





Por último, existe o menu ‘Delivery’.

Na primeira opção será exibida uma tela para agendamento de ligações.



Na parte superior desta tela, podemos filtrar o cliente com vários filtros, e então pesquisar o mesmo.



Após os clientes serem listados, é só marcar o desejado e selecionar Atendente e Data/Hora, clicar em agendar, e já será lançado um agendamento de ligação.

No Menu Delivery > Conferência de Pedidos, é possível fazer a conferência dos produtos antes deles saírem da loja, por questão de segurança de estoque.

Na tela estarão listados os pedidos em preto que estiverem marcados para a data de hoje, em vermelho os que estão atrasados, e em azul os que serão entregues em datas futuras.



Na parte superior da tela, é possível pesquisar algum código específico de pedido, outro modo, serão listados todos. Também existe uma opção para atualizar a lista a cada 10 segundos.



Na tela de conferência, existem as opções mostradas acima, onde: Cancelar: simplesmente cancela o pedido de entrega; Reimprimir: imprime novamente o comprovante de entrega; Alterar Data/Hora Entrega: Altera o período esperado para a entrega.

Essas 3 opções são apenas atalhos e podem ser feitas da tela de acerto de tele entrega (Ctrl + F5).

A opção diferente aqui é ‘Conferir’. Ao selecionar o pedido e clicar em Conferir, será aberta esta tela:



Aqui, para conferir o pedido basta bipar o código de barras ou digitar o código de todos os produtos nas quantidades corretas, e clicar em OK, que o pedido irá sair da lista de não-conferidos.

Também pode-se usar F4 para excluir da entrega os produtos que não foram conferidos, e então somente serão entregues os conferidos e os valores serão recalculados.

Com o F5 simplesmente se autoriza sem conferir todos os produtos. O operador necessita de permissão especial para fazer isso.

A conferência é um processo opcional da farmácia para garantir que não existam estoques com valor indevido.

 

No próximo menu, Delivery > Reimprimir Pedidos Pendentes, existe a opção de reimprimir a ficha de entregas que ainda não foram feitas, em caso de perda, 2ª via para cliente/loja, etc.



É só selecionar o pedido e clicar em ‘Imprimir Pedido’ que ele será impresso na impressora padrão.

A última opção que temos é: Delivery > Verificar Agenda.



Aqui são listadas as ligações pendentes, realizadas, canceladas e o total, filtrados por intervalo de datas, status e atendente.



Na parte inferior, é possível Agrupar Agendamentos com intervalo de diferença de dias, formando grupos ao mesmo estilo dos grupos de tele entregas.

Também pode ser impresso uma relação das ligações apresentadas na tela, através do botão ‘Imprimir’.

E por último, existe a opção de Cancelar alguma ligação que não será mais necessária.