Descrever o funcionamento do Delivery, bem como as demais funcionalidades do sistema relativas a Tele Entrega.
Solução
Após a solicitação da liberação do CNPJ e configuração por parte dos técnicos da HOS, já é possível usar o módulo de Tele Entregas (Delivery).
Será possível visualizar a nova opção que irá aparecer no Menu Vendas do Frente de Caixa, e também na barra de atalhos. Além disso, uma terceira maneira de abrir é usando o teclado com Ctrl + F7.
Acessando a tela do Delivery, veremos a mesma tela de vendas normal, porém com duas seções adicionais, sendo na parte inferior, informações do comprador, e ao lado direito, a lista de atendimentos agendados.
Na seção da agenda, é possível selecionar a data através do calendário na parte superior, e ainda filtrar por tipo de atendimento (Ativo / Passivo). Os atendimentos em Verde que aparecerem já estão concluídos, em Azul, Pendentes de realização, e em Verde-Água, os que estão sem atendente associado.
Na parte inferior existe a seção Informações Delivery, onde
na primeira aba são exibidas as informações básicas do cliente selecionado,
como Código, Nome, Convênio, Matrícula e Telefone.
É possível editar o telefone clicando sobre o campo e
digitando o novo número, após isso, é só clicar em ‘Gravar’ ao lado.
Na segunda aba, é possível alterar os endereços de entrega
cadastrados para o cliente.
Na aba ‘Outros Dados’ há a possibilidade de alterar
rapidamente informações do cadastro de cliente.
Na aba ‘Dependentes’, caso houver algum cadastrado, exibirá
uma visualização simples do cadastro do Dependente.
Na aba ‘Crediário’ é possível conferir os dados de crediário
do cliente selecionado, mas como se tratam de informações mais críticas, devem
ser alteradas diretamente no cadastro de cliente, e esta aba serve apenas para
visualização e informação para o cliente saber seu limite, sua tolerância, o
dia do vencimento da conta, quanto existe em aberto na sua conta, etc.
Na aba seguinte é apresentado um resumo de compras a prazo
do cliente, além de saldo, débitos e limite de compra.
Igualmente à anterior, a próxima aba apresenta um resumo,
porém das contas convênio do cliente.
Na aba ‘Agendamento’ pode-se verificar a lista de
agendamentos existentes para o cliente, mostrando quem atendeu, quando atendeu
ou atenderá e o status do atendimento, além do tipo e observações, caso existir
alguma.
Mais ao lado, no quadro ‘Agendar’, é possível marcar um
atendimento novo, que será lançado como ATIVO.
Na penúltima aba, é possível editar as Observações sobre o
cliente, assim como ler as observações atuais.
Na última aba, é apresentada uma relação de produtos de uso
contínuo cadastrados para o cliente, gerando a informação sobre o que o cliente
pode estar precisando comprar.
Ao concluir a venda será apresentado a tela de dados para a
Tele Entrega. Onde é possível revisar endereço de entrega, apontar observações,
além de taxas de entrega, troco, horários, etc.
E então será apresentada esta tela para re-agendamento de ligações, caso for necessário.
Após a conclusão do pedido, o próximo caminho é o atalho
destacado abaixo, que também pode ser acessado com Ctrl + F5.
A seguinte tela abrirá:
Dentro desta tela de acertos de tele entrega, é possível
filtrar por Entregas, Cupons, Romaneios ou Grupos de Entregas. Também existe a
possibilidade de filtrar mais especificamente ainda através do botão ‘Mais
Filtros...’ onde pode ser especificado intervalo de datas, status atual e
lançamento (a vista, a prazo, etc.).
Na parte mais abaixo, após a pesquisa, serão apresentados os
entregadores que tiverem pelo menos uma entrega pendente.
Nesta tela, ao dar um duplo clique no entregador, são
listadas as entregas pendentes no nome do mesmo. E ao marcar os cupons, será
somado aos indicativos de Valores Pendentes, e também à aba ao lado,
distinguindo a forma de pagamento.
As opções nesta tela são: F3 (que fica oculto), para alterar
a forma de pagamento, caso o cliente não queira mais pagar do modo que
combinou, ou por exemplo, na hora da entrega não havia saldo no cartão, etc.
Abrirá uma tela igual a esta:
A próxima opção é ‘[F2] Troca Entregador’, e serve para
alterar um entregador caso o entregador atual não consiga fazer a entrega. O
sistema apresentará uma tela simples para a seleção do novo entregador.
Na opção ‘Romaneio’ é possível criar um romaneio a partir de
um pedido de tele entrega. Serão mostradas as opções a seguir:
Ao selecionar ‘Imprimir’, será mostrada uma lista para
escolher qual romaneio deseja imprimir, se houver algum já criado.
Ao selecionar ‘Criar’ será solicitado se o operador quiser
criar grupos para as entregas, veremos isso mais adiante. Ainda será solicitado
ao operador se deseja alterar o entregador para o Romaneio ou manter o mesmo
atual.
Após a criação é possível gerar um Roteiro de Entrega e
também um Formulário, como o abaixo, que pode ser enviado à impressora:
No próximo botão: ‘Grupo’, é possível agrupar entregas para
visualização, criação de romaneios ou até mesmo acertos de forma mais fácil,
por exemplo, pode-se pesquisar vendas das 14:00 às 15:00 horas e criar um grupo
para as mesmas, assim na hora de acertar com os entregadores, torna o processo
mais simples.
Para criar um grupo é só marcar os cupons que deseja incluir
no grupo e clicar no botão. O grupo é criado automaticamente.
Ao clicar em no botão ‘Relatório’, será apresentado nesta tela, onde serão definidos os filtros para a geração do relatório de tele
entregas. O relatório será no modelo apresentado abaixo:
Utilizando o botão ‘Em Entrega’ é possível alterar o status
da tele entrega de Aguardando para Em Entrega, é só marcar quais as entregas e
clicar no botão, isso atualizará a coluna status.
Ao clicar no botão ‘Acertar’, a entrega será eliminada da
lista de acerto, e o dinheiro correspondente à entrega entrará no caixa
imediatamente. O programa exibirá uma tela apresentando a mensagem de sucesso.
Esta tela irá se abrir, e então pode-se filtrar todas
entregas do caixa atual, ou um número específico. Então é só selecionar a
entrega na lista e todas as marcadas serão estornadas ao finalizar a operação
(botão ‘Finalizar’).
No botão ‘Re-Entregar’, poderá ser refeita uma entrega que
por motivo algum não pode ser entregue. É só selecionar a entrega e clicar no
botão que será aberta uma pergunta pedindo se a taxa da nova entrega fica por
conta do Entregador ou do cliente.
No botão imprimir comprovante, pode ser impresso o
comprovante da Entrega pela impressora configurada como padrão. Esse
comprovante também sai na hora da venda.
Por último, existe o menu ‘Delivery’.
Na primeira opção será exibida uma tela para agendamento de
ligações.
Na parte superior desta tela, podemos filtrar o cliente com
vários filtros, e então pesquisar o mesmo.
Após os clientes serem listados, é só marcar o desejado e
selecionar Atendente e Data/Hora, clicar em agendar, e já será lançado um
agendamento de ligação.
No Menu Delivery > Conferência de Pedidos, é possível
fazer a conferência dos produtos antes deles saírem da loja, por questão de
segurança de estoque.
Na tela estarão listados os pedidos em preto que estiverem
marcados para a data de hoje, em vermelho os que estão atrasados, e em azul os
que serão entregues em datas futuras.
Na parte superior da tela, é possível pesquisar algum código
específico de pedido, outro modo, serão listados todos. Também existe uma opção
para atualizar a lista a cada 10 segundos.
Na tela de conferência, existem as opções mostradas acima,
onde: Cancelar: simplesmente cancela o pedido de entrega; Reimprimir: imprime
novamente o comprovante de entrega; Alterar Data/Hora Entrega: Altera o período
esperado para a entrega.
Essas 3 opções são apenas atalhos e podem ser feitas da tela
de acerto de tele entrega (Ctrl + F5).
A opção diferente aqui é ‘Conferir’. Ao selecionar o pedido
e clicar em Conferir, será aberta esta tela:
Aqui, para conferir o pedido basta bipar o código de barras
ou digitar o código de todos os produtos nas quantidades corretas, e clicar em
OK, que o pedido irá sair da lista de não-conferidos.
Também pode-se usar F4 para excluir da entrega os produtos
que não foram conferidos, e então somente serão entregues os conferidos e os
valores serão recalculados.
Com o F5 simplesmente se autoriza sem conferir todos os
produtos. O operador necessita de permissão especial para fazer isso.
A conferência é um processo opcional da farmácia para garantir
que não existam estoques com valor indevido.
No próximo menu, Delivery > Reimprimir Pedidos Pendentes,
existe a opção de reimprimir a ficha de entregas que ainda não foram feitas, em
caso de perda, 2ª via para cliente/loja, etc.
É só selecionar o pedido e clicar em ‘Imprimir Pedido’ que
ele será impresso na impressora padrão.
A última opção que temos é: Delivery > Verificar Agenda.
Aqui são listadas as ligações pendentes, realizadas,
canceladas e o total, filtrados por intervalo de datas, status e atendente.
Na parte inferior, é possível Agrupar Agendamentos com
intervalo de diferença de dias, formando grupos ao mesmo estilo dos grupos de
tele entregas.
Também pode ser impresso uma relação das ligações
apresentadas na tela, através do botão ‘Imprimir’.
E por último, existe a opção de Cancelar alguma ligação que
não será mais necessária.