HOS Help Gestão de Conhecimento

Relatorio Pai


Fato

Descrever o funcioanmento das configurações para emissão do Relatorio PAI da Febrafar.




Solução

Primeiro Passo: Para começar, será necessário fazer o vinculo do plano de contas e das classificações da Febrafar com os que são usados pelo clientes no sistema. Para esse processo, acesse no HOSFarma o menu Ferramentas > Integração de Dados > Exportar Arquivos > PAI. Logo ao acessar, o sistema fará uma pergunta se deseja realizar o De/Para, caso seja o primeiro acesso, o cliente terá que escolher sim, se já tiver sido realizado o processo, escolha não e pule para o passo 4.

Segundo Passo:  Realizar o De/Para do plano de contas. Nesse processo o cliente ira mandar pesquisar, o sistema trará os grupos da Febrafar e ele irá escolher o que deseja vincular. Logo após o sistema voltará para a tela anterior com os Grupos que o cliente tem em seu sistema, ai basta selecionar os que são "compatíveis" e clicar em relacionar. Esse processo deve ser feito para todos os planos de contas para que a Planilha seja preenchida.

Terceiro Passo: Realizar o De/Para das Classificações. Feito o processo do plano de contas, sai da tela, vá novamente no menu Ferramentas > Integração de Dados > Exportar Arquivos > PAI, coloque sim para realizar o De/Para e agora selecione classificações. O processo é bem parecido, ao pesquisar o sistema trará as classificações existentes na Febrafar para que possa ser relacionado com as classificações existentes no sistema.

Obs.: Caso tenha realizado algum relacionamento incorreto, basta acessar a tela do De/Para referente e clicar em Verificar Relações, selecionar o relacionamento que está incorreto e clicar em excluir.

Quarto Passo: Ao terminar os De/Para, acesse novamente o menu Ferramentas > Integração de Dados > Exportar Arquivos > PAI, só que agora escolha NÃO na pergunta do De/Para, o sistema abrirá a tela de geração do arquivo, para isso, será necessário ter a planilha disponibilizada pela Febrafar. Escolha as datas desejadas e no campo selecionar arquivo, selecione a planilha e de OK. Pronto, o sistema irá preencher a planilha com os dados referentes. 

Pontos importantes.

Durante toda a homologação, tivemos divergências do que os associados informavam na planilha, então fizemos o que ficasse mais de acordo com a descrição de cada campo.

A linha vendas realizadas (1.0), serão preenchidas com as informações de vendas a vista. As vendas cartão, cheque, a prazo e convenio, só entrarão no momento em que forem dados os seus respectivos recebimentos. 

A linha de Juros (10.1), terá além dos dados lançados no contas a pagar, os dados lançados no pagamento caso houver um juros por atraso (se o operador lançar).  

A linha de tarifas Bancarias (10.2) terá além dos dados lançados no contas a pagar, os dados lançados drento de uma conta no campo Despesas, também entrarão no somatorio. 

Os indicadores de N° de Colaboradores, precisa ser preenchido manualmente.